Processo Produtivo

Extração

Através de escavadeiras e caminhões caçamba, as argilas são extraídas em jazidas próximas a nossa fábrica. São armazenas no pátio externo da fábrica para o processo de sazonamento, onde é depositada em camadas alternadas de silte, que melhora a secagem do produto e diminui sua retração. O sazonamento da argila é um processo longo, podendo chegar a dois anos, que tem como objetivo reduzir o excesso de materiais orgânicos e sais indesejados, dando maior homogeneidade e garantindo a qualidade do material que será utilizado na produção dos blocos cerâmicos. Após esse período, são levadas para o galpão interno, onde começa o processo de beneficiamento.

Beneficiamento

A mistura dos diferentes tipos de argilas é realizada por meio de uma pá carregadeira. Após a mistura, a argila através de esteiras passa pelo homogenizador e laminador com o intuito de homogenizar a massa e reduzir sua granulometria.

Extrusão

Agora é hora de dar forma para ao material, a argila é pressionada através da Maromba contra um molde que chamamos de boquilha, essa boquilha vai definir a quantidade de furos, altura e largura do material. Após sair pela boquilha, a argila segue através de esteiras para o cortador, aonde vai ser definido o comprimento da peça, por meio de cortes verticais. Por fim, o produto é colocado em vagões com diversas prateleiras e segue através de um automatismo para o processo de secagem.

 

Secagem

O material é conduzido até um túnel de secagem. A temperatura pode chegar a 100 graus devido ao calor do forno de queima que é aproveitado através de exaustores e por ventiladores ao longo do percurso. O material permanece nesse túnel de secagem por cerca de 18 horas e então vai para a queima.

Queima

A queima se da através de fornos móveis que se descolam entre duas bases, enquanto uma base queima a outra é carregada para queimar em sequência. A temperatura pode chegar a 940 graus, mas assim como na secagem a queima deve ser feita de forma gradual, respeitado a curva de queima. O calor necessário para se atingir as altas temperaturas é extraído da queima da serragem proveniente da reutilização de madeiras de móveis e construções, visando a preservação do meio ambiente. Nossos fornos possuem indicadores computadorizados,operados por uma equipe técnica capacitada, o que garante a qualidade das nossas peças, cores avermelhadas e tijolos resistentes.

Paletização

Nessa etapa os tijolos são colocados em paletes e embaladados com plástico para chegar da melhor forma aos nossos clientes.